Planejamento Financeiro para Médicos: 5 Dicas para médicos recém-formados

Após anos de dedicação aos estudos, os médicos recém-formados enfrentam grandes desafios em relação ao plano de carreira. Pensar no futuro é impreterível, pois, além de uma especialização, estes profissionais têm de intentar um planejamento financeiro específico para médicos para garantir uma profissão estável e sustentável.  

Os desafios para lidar com as etapas do planejamento financeiro para médicos são inúmeros, por exemplo, a falta de administração das diferentes fontes de renda: plantões, serviços prestados, clínicas, operadoras de saúde e hospitais.

Assim, hoje, vamos trazer 5 dicas ideais para um bom planejamento financeiro. Confira! 

1- Pague as dívidas estudantis o quanto antes

Se você investiu em uma faculdade ou residência particular, procure, antes de iniciar qualquer gasto, quitar as dívidas que ainda estão em aberto. Isso vai aliviar a pressão financeira e garantir que os próximos investimentos estejam livres de uma “bola de neve”. 

A pressão após formado é grande, principalmente, no que diz respeito à pressa em elevar o seu padrão de vida. Entretanto, é fundamental iniciar o seu planejamento financeiro sem pendências financeiras.

2- Organize suas finanças pessoais

Detalhe todas as suas despesas e receitas. Esta organização, vai ampliar sua visão de todos os gastos e como cada recurso tem sido direcionado. Você pode utilizar ferramentas, como planilhas e aplicativos. O importante é não ter surpresas negativas ao final do mês. 

Além disso, estabeleça uma reserva financeira que corresponda de 6 a 12 meses das suas despesas mensais. Quando surgir as instabilidades financeiras ou transições de carreira, você estará assegurado. 

Para mais, não exagere nos gastos do cartão de crédito, evite dívidas desnecessárias. 

3- Considere ter um CNPJ

Atuar como profissional Pessoa Jurídica (PJ), vai maximizar seus ganhos e reduzir a carga tributária em até 70%, em comparação ao exercício como Pessoa Física (PF). Isso depende do regime de tributação escolhido, o que, com a ajuda de um profissional especialista na área, torna o processo menos burocrático. 

Iniciar sua carreira como CNPJ vai ampliar suas possibilidades de contratação, já que a grande maioria dos hospitais estão contratando neste formato. Desse modo, você consegue atuar em diferentes instituições e não perder tanto dinheiro com impostos indevidos. 

4- Diversifique suas fontes de renda 

Um bom planejamento financeiro para médicos requer uma receita mensal com margem de segurança. Para isso, é indispensável atuar em diferentes instituições, essencialmente, para recém-formados. 

O que facilita esse processo é começar com “pé direito”, ou seja, iniciar sua carreira como CNPJ. Além dos benefícios citados, você se insere no mercado com mais percepção financeira e tributária e consegue alçar voos que irão impactar consideravelmente seu plano de carreira. 

5- Conte com a ajuda de profissionais especializados em gestão financeira e contábil

Um bom planejamento financeiro possibilita aos médicos clareza sobre o destino dos seus rendimentos, a definição de metas de curto e longo prazo, a tomada de decisões mais assertivas e mais organização. Bem como, uma boa escolha de uma especialização, organização de plantões/consultórios e reservas de emergência. 

Nós da Domínio Assessoria, somos especialistas em gestão contábil e financeira, exclusivamente, para médicos. Temos mais de 1200 clientes satisfeitos. Nosso objetivo é facilitar a sua vida, a burocracia fica conosco, enquanto você tem mais tempo e recebe os seus rendimentos com o regime tributário específico para sua realidade. 

Quer começar sua carreira profissional com segurança financeira? Basta acessar o link abaixo que iremos entrar em contato com você.



QUERO SEGURANÇA FINANCEIRA E CONTÁBIL! 

Vamos conversar pelo WhatsApp?

Preencha os dados abaixo para falar conosco.