
Os médicos no Brasil enfrentam uma barreira na hora de contribuir para a previdência. Devido ao alto número de vínculos que possuem, as contribuições de multiplicam a cada novo contrato.
O grande problema é que esse recolhimento pode alcançar porcentagens acima do teto permitido. Hoje, esse limite está em R$ 7.786,02 e qualquer valor de INSS pago a mais, está irregular.
A boa notícia é que esse excedente recolhido pode ser restituído, mas é necessário ter atenção aos prazos, limites e processos da solicitação de restituição desse valor.
Cada vínculo estabelecido gera uma nova remessa de descontos na folha de pagamento e, consequentemente, gerando impostos e contribuições. A desatenção a essas deduções geram perdas significativas de honorários, automaticamente desvalorizando a hora do médico.
Segundo uma pesquisa da Revista Medicina S/A, 89% dos médicos perdem 1,6 milhão ao longo da vida em excesso de recolhimento e contribuição. Número preocupante e que evidencia uma grave realidade: não há atenção especial suficiente para o cuidado financeiro do médico no Brasil.
Tempo de contribuição limite para a solicitação.

É importante estar atento ao período em que foram feitas as aplicações..
A restituição do excedente de contribuição do INSS só poderá ser feita referente aos últimos 5 anos de depósito.
Por isso, cada mês que passa sem a solicitação, é um mês a menos passível de restituição.
Processo para realizar a restituição.
Para efetivar o pedido de ressarcimento do valor depositado a mais na sua conta do INSS, siga as seguintes etapas:
-
- Junte todos os registros e documentações das contribuições excedentes desse período;
-
- Calcule o valor que foi pago a mais;
-
- Reúna todos os comprovantes e documentos, dê entrada e apresente ao INSS.
Não se preocupe, doutor(a), essa contribuição é apenas para contratos de Pessoa Física. Quer saber mais soobre contribuições de CNPJ médico? Fale conosco.
Médicos precisam de uma gestão financeira e tributária especializada na área.

O foco do médico deve ser única e exclusivamente salvar e transformar vidas através do seu trabalho.
A burocracia exigida é a agente causadora de muitos transtornos na rotina de um profissional de saúde com tais demandas vitais para a sociedade. Por esse motivo, é importante ter sob controle desses revezes uma parceira especialista nas papeladas e trâmites que a missão de cuidar de pacientes exige.
Além de haver diversos desafios financeiros para lidarem, os médicos são solo de uma alta carga tributária, que demanda entre 28,5% e 31,5% da renda bruta.
Quer saber mais sobre contribuições previdenciárias? Confira o artigo: “INSS para médicos”